terça-feira, 2 de julho de 2013

Rapidinha - Será que você sabe o que é um silo?

Hoje vi algo que me deixou preocupado. Em uma comunidade que fala de agilidade, vi o assunto silo surgir de uma forma estranha. Silos em nada se parece com divisão de frentes de trabalho. Silos não se comunicam, silos são isolados. Divisão em frentes de trabalho é uma forma de lidar com a complexidade: descentralização.

Quando estamos lidando com sistemas complexos, quanto mais centralizamos decisões e ações, caminhamos a passos largos para o caos. Da mesma forma, se você acredita que ser multidisciplinar é ter um bolo de atividades e um bolo de pessoas "puxando", você também me parece caminhar a passos largos para o caos.

Multidisciplinaridade pode (e deve) acontecer com frentes de trabalho. Trazendo um pouco dos conceitos do Kanban para este post, se temos um limite ideal do work-in-progress, alguém ficou ocioso e não pode puxar mais nenhuma atividade, esse alguém vai ajudar na etapa do processo onde o gargalo apareceu. Essa técnica também tem um pé na teoria das restrições:
  1. Identify the system's constraint(s) (that which prevents the organization from obtaining more of the goal in a unit of time)
  2. Decide how to exploit the system's constraint(s) (how to get the most out of the constraint)
  3. Subordinate everything else to the above decision (align the whole system or organization to support the decision made above)
  4. Elevate the system's constraint(s) (make other major changes needed to increase the constraint's capacity)
  5. Warning! If in the previous steps a constraint has been broken, go back to step 1, but do not allow inertia to cause a system's constraint.
Descentralizar, atuando em várias frentes, é uma forma de lidar com a complexidade e não de formar silos. Os silos são "entidades" isoladas. Cuidado com as crenças limitantes. O conceito depende de contexto. Cuidado com os sempres e nuncas, mesmo implícitos.

Como eu prometi, esse post seria uma rapidinha. Discussões serão muito bem vindas nos comentários.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário